quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Crises Epilépticas




Uma crise epiléptica pode ser descrita como uma "tempestade repentina" no cérebro.




Há uma falha temporária na rede de ligações entre os milhões de células cerebrais. Estas células trocam informações continuamente. Normalmente isto ocorre de um modo maravilhosamente estruturado . No caso de pessoas com epilepsia, grandes grupos de células cerebrais começam a trocar informação umas com as outras ao mesmo tempo. Deste caos resulta uma crise epiléptica. Felizmente o cérebro é capaz de restaurar a ordem por si próprio - consequentemente a crise termina. Em algumas pessoas a crise pode demorar mais do que noutras.


Resumidamente, as crises epilépticas podem descrever-se como:
  • Episódios de convulsões ou espasmos agudos;
  • Descargas eléctricas cerebrais não reguladas;
  • Podem durar entre alguns segundos a alguns minutos;
  • Espontâneas e não controladas.

1 comentário:

  1. Blogue excelente, e, também, excelente a proposta de informar cientificamente o universo abrangente da epilepsia.
    Os responsáveis pelo blogue estão de parabéns! Sou Pós Doutor em Poética e autor de 13 blogues; e o mais novo é sobre este assunto, pois o fato de ser epiléptico, desde os 17 anos de idade (hoje estou com 48 anos incompletos) me levou, com todo orgulho e felicidade, a elaborar um site com tema tão importante, pois, em pleno século XXI, os descasos relativos aos preconceitos e à total falta de informação ainda são alarmantes. Quero também afirmar, neste comentário, que, após ter lido vários blogues conexos, este é o primeiro que comento. E, desde já, informo a vocês que já estou seguindo, e, se me permitirem, é claro, colocarei o endereço deste blogue como link no meu blogue. O endereço do meu blogue é: http://epilepticosfelizes.blogspot.com
    Continuem com este belíssimo trabalho, e, em conjunto, formemos uma grande aliança para que as boas informações façam pessoas a mudarem de posturas e encarar as coisas da vida com um olhar mais compreensivo, paradoxalmente mais humano. Bravo, bravíssimo!

    ResponderEliminar